Bettylou Sakura Johnson e Yago Dora vencem o Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown.
Sakura Johnson entra oficialmente na corrida pelo Final 5 com sua segunda vitória no CT em 2025. Dora conquista a terceira vitória da carreira no CT com apresentações aéreas incríveis. Molly Picklum faz uma grande declaração na corrida pelo título mundial
16/Jun/2025 - WSL - Califórnia - Estados UnidosSAN CLEMENTE, Califórnia, EUA (sábado, 14 de junho de 2025) – Hoje, Bettylou Sakura Johnson (HAW) e Yago Dora (BRA) venceram o Lexus Trestles Pro 2025 apresentado pela Outerknown, a 8ª etapa do Championship Tour (CT) 2025 da World Surf League (WSL). Uma ondulação crescente se transformou em ondas potentes de um metro e meio a dois metros em Lower Trestles, proporcionando um espetáculo de alto desempenho para os melhores surfistas do mundo elevarem suas performances no Finals Day. Os vice-campeonatos de destaque do representante do sul da Califórnia Kanoa Igarashi (JPN) e da candidata ao título mundial de 2023 e 2024 Molly Picklum (AUS) os colocam firmemente no Final 5, já que ambos deixam o Lexus Trestles Pro ocupando a 3ª posição do ranking.
Sakura Johnson entra oficialmente na corrida pelo Final 5 com sua segunda vitória no CT em 2025
A competidora de destaque da North Shore de O‘ahu, Bettylou Sakura Johnson (HAW), mostrou sua capacidade de elevar o nível de potência e progressividade do início ao fim no Finals Day. Este é o segundo triunfo de Johnson no CT em sua carreira, ambos em 2025. Anteriormente, a atleta de 20 anos conquistou sua primeira vitória na 6ª etapa da temporada, o Bonsoy Gold Coast Pro. Johnson agora salta para a 4ª posição no ranking e entra na conversa pelo Final 5.
“Em geral, estou superfeliz por ter conseguido superar cada bateria e levar essa vitória para casa, e estou muito empolgada. Honestamente, o segredo é simplesmente manter-se feliz e estar cercada por quem você ama”, disse Johnson. “O apoio este ano tem sido incrível e sou muito grata. Foi uma questão de encontrar meu ritmo, escolher minhas ondas e dar tudo de mim, mas também conhecer bem a onda. Lowers tem sido incrível, e é ótimo relembrar as memórias de quando eu tinha 12 anos. Vou ficar em segunda marcha por enquanto, talvez passar para a quarta mais adiante na temporada, mas não há nada a perder agora. Estamos apenas tentando chegar ao Final 5. Esse é o objetivo, mas estou curtindo o processo e pegando onda por onda. A única coisa que você precisa fazer é manter tudo simples.”
A Final aconteceu em condições bombando que cresceram ao longo do dia e atingiram o auge no fim do Finals Day. A candidata ao título mundial de 2023 e 2024 Molly Picklum (AUS) enfrentou na decisão a igualmente destacada Bettylou Sakura Johnson (HAW). A forma implacável de Johnson durante o Finals Day culminou em um duelo com Picklum: ela abriu a bateria com um 8,00 (de 10 possíveis) logo após a estreia discreta de Picklum. Johnson não parou e somou ainda um 9,00, colocando Picklum em combinação — ou seja, ela precisava de duas novas ondas para igualar o total de Johnson, 17,00 (de 20 possíveis). Picklum conseguiu sair da combinação, mas não teve tempo para encontrar a nota quase perfeita necessária para virar o placar.
A campanha impecável de Johnson no topo do pódio incluiu oito notas excelentes, 8,00 ou mais, entre elas um 9,00 na Final para garantir sua segunda vitória em 2025. A ascendente candidata ao título mundial de Haleʻiwa iniciou o Finals Day com o maior somatório feminino do dia, 17,83, contra a campeã mundial de 2023 Caroline Marks (EUA).
Yago conquista a terceira vitória da carreira no CT com performances aéreas incríveis
A temporada de 2025 está se desenhando como um sonho para Yago Dora (BRA), que soma sua segunda vitória do ano de maneira espetacular. A habilidade aérea do atleta de 29 anos continua a surpreender espectadores ao redor do mundo, enquanto Dora voou rumo a um triunfo sensacional. Esta vitória marca a terceira de Dora no CT e o leva ao 2º lugar no ranking. Agora ele segue para seu país natal, o Brasil, para o VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero, onde conquistou sua primeira vitória no CT em 2023.
“É inacreditável; esperei muito tempo pela oportunidade de surfar este evento e vencer logo na minha primeira participação é incrível”, disse Dora. “Quero agradecer a Deus. Especialmente nas quartas de final, Ele me mandou aquela última onda que foi o impulso para eu vencer este evento, e eu simplesmente não consigo acreditar. Estou nas nuvens depois dessa vitória. Agora vou para o Brasil, que é meu melhor evento no Tour, e estou muito feliz. Quero agradecer à minha equipe, ao meu pai ali, a todos, a todos os meus patrocinadores e ao povo de San Clemente também — vocês sempre me recebem de braços abertos e me dão meu cantinho no pico, então é incrível que pudemos vir aqui, pegar essas ondas incríveis e que hoje tenha sido meu dia.”
Poucos momentos depois da buzina iniciar a final masculina contra o californiano Kanoa Igarashi (JPN), Dora se lançou no ar logo na primeira seção e, após várias rasgadas afiadas, registrou um quase perfeito 9,53. Igarashi respondeu com 7,77, mas a forma implacável de Dora rendeu outro excelente 8,00. Em seguida, uma troca decisiva a dez minutos do fim viu Igarashi voar em um impressionante Kerrupt Flip e finalizar a onda para marcar 8,30, insuficiente diante da exigência de 9,51. Enquanto Igarashi surfava para a direita, Dora destravou mais um ataque de frontside e concluiu com um aéreo reverse para anotar 8,37, praticamente selando sua vitória.
O Finals Day de Dora incluiu vitórias sobre três ex-candidatos ao título mundial: Ethan Ewing (AUS), o local de San Clemente Griffin Colapinto (USA) e Igarashi.
Molly Picklum faz uma declaração importante na corrida pelo título mundial
Conquistando seu segundo vice-campeonato da temporada 2025 do CT, Molly Picklum (AUS) continuou a mostrar sua força implacável no Finals Day. Picklum, 22 anos, mantém-se firme na 3ª posição do ranking enquanto busca sua terceira aparição no Final 5 em apenas sua quarta temporada no Tour.
“Estou muito feliz com o segundo lugar”, disse Picklum. “Sinto que, este ano, mais do que em qualquer outro, tenho sido pressionada dentro e fora d’água. É engraçado quando essas meninas competem comigo, e eu fico pensando: o que vou ter que fazer? Nunca se sabe. A Caity [Simmers] obviamente me pressionou, e estou muito feliz por ter conseguido vencê-la desta vez. Ela me supera todas as vezes, e a Bettylou [Sakura Johnson], eu a venci algumas vezes no início da nossa carreira, e agora ela está começando a me vencer. Sempre que você menciona o nome dela, é tão empolgante e divertido para mim. Obviamente, você vê o sorriso que isso traz. Ela me inspira na água, e é simplesmente incrível. Todo mundo é capaz de vencer todo mundo, e estou muito feliz por estar aqui.”
Picklum começou sua campanha no Finals Day com uma vitória arrasadora na semifinal sobre a atual campeã mundial, a californiana Caity Simmers (EUA). Picklum assumiu total controle da bateria depois de registrar a maior nota única do CT feminino de 2025, um 9,60 (de 10 possíveis).
Kanoa Igarashi sobe para a 3ª posição com desempenho de vice-campeão
Criado em Huntington Beach, Califórnia, Kanoa Igarashi (JPN) cresceu competindo neste pico desde os tempos de amador, passando pelo CT quando o evento esteve aqui pela última vez em 2017, além das Finais da WSL em 2023. Agora, aos 27 anos, ele conta com duas finais em 2025, incluindo o vice em Bells Beach, e assume a 3ª colocação no ranking mundial.
“Surfar Lowers com apenas mais uma pessoa já é algo especial por si só. Viemos para a Califórnia e fomos abençoados com ondas incríveis, então obrigado aos deuses do surf. E obrigado a todos os fãs. Vocês realmente esquentaram as coisas esta semana, e estou muito empolgado para seguir forte pelo resto do ano. Quero agradecer a todos. Outro dia eu estava no pódio do Nationals e do USA Championships. O tempo voa, e Lowers continua sendo uma das melhores ondas do mundo; algumas coisas nunca mudam. Sou muito grato pelas ondas que tivemos esta semana e pela equipe que tenho ao meu redor. É preciso muito mais do que eu em pé numa prancha para conseguir resultados como este, então tem sido um ano incrível e vamos em frente.”
A forma impressionante de Igarashi lhe rendeu um somatório de 17,10 nas semifinais, superando o candidato ao título mundial de 2023 Jack Robinson (AUS) após eliminar o compatriota japonês Connor O’Leary (JPN) nas quartas de final. Agora, Igarashi se prepara para o VIVO Rio Pro, onde seu melhor resultado é um quinto lugar empatado.
Exibições eletrizantes dos locais de San Clemente Griffin Colapinto (EUA) e Sawyer Lindblad (EUA) levaram sua torcida da casa às semifinais, enquanto Colapinto segue para o Rio em busca de uma terceira participação consecutiva no Final 5, ocupando agora a 9ª posição no ranking. Além disso, Jordy Smith (RSA) e Gabriela Bryan (HAW) mantêm as camisas amarelas de líder pela margem mais estreita.
Para mais informações e destaques do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown, visite WorldSurfLeague.com.
Resultados da Final Feminina do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown:
1 – Bettylou Sakura Johnson (HAW) 17,00
2 – Molly Picklum (AUS) 14,23
Resultados da Final Masculina do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown:
1 – Yago Dora (BRA) 17,90
2 – Kanoa Igarashi (JPN) 16,07
Resultados das Semifinais Femininas do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown:
BATERIA 1: BATERIA 1: Molly Picklum (AUS) 16,37 VENCEU Caitlin Simmers (USA) 10,84
BATERIA 2: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 16,24 VENCEU Sawyer Lindblad (USA) 14,33
Resultados das Semifinais Masculinas do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown:
BATERIA 1: Yago Dora (BRA) 17,23 VENCEU Griffin Colapinto (USA) 15,20
BATERIA 2: Kanoa Igarashi (JPN) 17,10 VENCEU Jack Robinson (AUS) 16,10
Resultados das Quartas de Final Femininas do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown:
BATERIA 1: Caitlin Simmers (USA) 12,10 VENCEU Erin Brooks (CAN) 11,66
BATERIA 2: Molly Picklum (AUS) 12,50 VENCEU Lakey Peterson (USA) 11,47
BATERIA 3: Sawyer Lindblad (USA) 15,50 VENCEU Gabriela Bryan (HAW) 5,17
BATERIA 4: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 17,83 VENCEU Caroline Marks (USA) 8,70
Resultados das Quartas de Final Masculinas do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown:
BATERIA 1: Griffin Colapinto (USA) 16,40 VENCEU Joel Vaughan (AUS) 12,17
BATERIA 2: Yago Dora (BRA) 15,37 VENCEU Ethan Ewing (AUS) 14,63
BATERIA 3: Jack Robinson (AUS) 16,27 VENCEU Cole Houshmand (USA) 15,94
BATERIA 4: Kanoa Igarashi (JPN) 15,16 VENCEU Connor O'Leary (JPN) 13,37
Próxima etapa do CT 2025: VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero
A próxima etapa do Championship Tour 2025 será o VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero. O VIVO Rio Pro terá janela de competição de sábado, 21 de junho, até segunda-feira, 29 de junho de 2025. O evento será transmitido AO VIVO em WorldSurfLeague.com e no aplicativo gratuito da WSL. Confira outras formas de assistir pelos parceiros de transmissão da WSL.
Este evento é orgulhosamente patrocinado por Lexus, Outerknown, Red Bull, YETI, Apple Watch, Neutrogena, Surfline, True Surf, I-SEA, Dakine, 805 Beer, Pacifico, Suncruiser, Hoag, Flexfit, Eero, Open Water e John Wayne Airport.
Para mais informações, visite WorldSurfLeague.com.