#competições #surf #nova geração 

Campeões do Rip Curl GromSearch 2025 definidos na Surfland Brasil em Garopaba(SC)

Arthur Villar foi o grande nome da prova, vencendo duas categorias com as melhores performances da competição.

07/Jul/2025 - João Lopes - Garopaba - Santa Catarina - Brasil

O Rip Curl GromSearch 2025 reuniu a nata do surf de base brasileiro e definiu os campeões das seis categorias em disputa com idade até 16 anos. Arthur Villar foi o grande nome da prova, vencendo duas categorias com as melhores performances da competição. A competição teve a presença ilustre do tricampeão mundial Gabriel Medina, que prestigiou o evento de seu patrocinador.

Cerca de 200 atletas encararam o frio severo do inverno catarinense para dois dias disputas em mais uma edição do Rip Curl GromSearch, evento que completou 25 anos de história no surf brasileiro neste ano. A prova reuniu atletas de todo o país com até 16 anos de idade, nas categorias Sub-16/14 e 12 Masculina e Feminina.

Cada competidor teve a oportunidade de surfar três ondas para a esquerda e três para a direita nos dois dias de disputas, totalizando 12 ondas no geral. As duas melhores notas de cada dia entraram no somatório dos competidores para a definição dos seis campeões desta etapa única do Rip Curl GromSearch 2025 neste ano.

 “O campeonato está alucinante, com alto nível técnico e ondas perfeitas para todos os atletas competirem em condições iguais durante todo o evento” comentou o cabofriense Pablo Gabriel, jovem talento brasileiro patrocinado pela Rip Curl.

 A competição desafiou a garotada nas condições perfeitas da Surfland Brasil, que ofereceu ondas diferentes nos dois dias de disputas. Na quarta-feira a onda do campeonato foi a T4 (com cerca de 1,90 metro de altura), proporcionando uma parte manobrável e um tubo forte no meio da sessão.

No dia seguinte (quinta-feira) foi a vez da The Beast, a onda mais poderosa da Surfland Brasil. Ela proporciona uma manobra de saída e um tubo pesado na segunda sessão, que exige bastante técnica e perícia do surfista no posicionamento desta onda.

Arthur Villar e Carol Bastides dominam o primeiro dia de competição

A quarta-feira foi longa e gelada, com a prova começando às 10:30 da manhã. Os destaques na onda T4 foram o potiguar Arthur Villar e a paulista Carol Bastides, com ambos cravando as maiores notas do dia (9,0 pontos). De quebra a dupla estabeleceu os melhores somatórios da quarta-feira e largaram na frente em suas respectivas categorias (Sub-16 Masculino e Feminino).

“Gosto muito de surfar nessa piscina, com altos tubos e boas partes para manobras. O que está matando é o frio, minha mão estava até dura e não conseguia nem fechar os dedos, ficando assim todo tronxo e enrrugada”, disse o bem humorado Arthur Villar depois de sair da água gelada, aliada a baixa sensação térmica no ar.

The Beast entra em cena na quinta-feira decisiva

O último dia de competição prometia fortes emoções para a garotada, enfrentando os tubos pesados para esquerda e direita da The Beast. O jovem talento de Baía Formosa(RN) Arthur Villar manteve o ritmo do dia anterior, e continuou dominando a competição com as melhores performances.

Ele abusou das ondas para a direita com tubos profundos e sua manobra de impacto nessas condições: o ‘Kerrupt’, (manobra em que o surfista decola em um aéreo de frontside num eixo de 360º pra dentro da onda, segurando as bordas da prancha com as duas mãos). Ele conquistou duas notas 10 neste último dia, totalizando o maior somatório e as maiores notas desta edição do Rip Curl GromSearch 2025.

A maior nota desta quinta-feira na categoria Feminina foi de Nalu Demski (9,35), num belo tubo surfado para a direita. Lembrando que as maiores notas e médias durante os dois dias de competição receberam um voucher de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) em produtos na loja da Rip Curl Garopaba, totalizando R$2.000,00 (dois mil reais)

Campeões definidos no Rip Curl GromSearch 2025 

Com o evento finalizado, chegou a hora de somar as performances de cada atleta durante os dois dias para definir os campeões das seis categorias em disputa. A entrega da premiação aconteceu diante de um grande público presente, que acompanhou empolgado o encerramento deste evento histórico na Surfland Brasil.

Foram chamados os três primeiros de cada categoria, com o campeão sendo anunciado no pódio, que contou com a presença de Gabriel Medina durante toda a premiação. Na Sub-16 Masculino e Feminino os campeões foram Arthur Villar e Carol Bastides. Pelos títulos, ambos ganharam as passagens internacionais e a classificação para a final mundial do Rip Curl GromSearch que acontecerá neste ano, ainda sem data e local definidos.

Na categoria Sub-14 Masculino mais um título de Arthur Villar, o grande nome desta edição do evento. A catarinense Lulu Vivan foi a vencedora da Sub-14 Feminina. Fechando a galeria de campeões, Guilherme Goulart(SC) ficou com o título da Sub-12 Masculina e Maria Clara Chuquer  na Sub-12 Feminina.

Gabriel Medina no Rip Curl GromSearch 2025

O tricampeão mundial de surf Gabriel Medina marcou presença em Garopaba(SC) prestigiando o evento do seu patrocinador, e foi uma das grandes atrações do Rip Curl GromSearch.

Ele participou da transmissão da competição pela web, e esteve presente na loja da Rip Curl em Garopaba(SC), junto com a lenda Ricardo Bocão, respondendo diversas perguntas feitas pela garotada numa espécie de “talk show” ao vivo, em mais uma ação da marca.

“Diversos nomes que competem atualmente no circuito mundial já participaram do Rip Curl GromSearch desde a criação do evento nos anos 2000. Eu já passei por aqui e sonhava, como vocês estão sonhando agora. Espero que todos aproveitem essa oportunidade, se divirtam e sejam felizes” declarou Medina numa mensagem direta aos atletas presentes no Rip Curl GromSearch 2025.

Reconhecido como o maior evento amador de surfe do mundo, o Rip Curl GromSearch 2025 – Muito Mais que um campeonato de surf – é um movimento que promove a base do esporte, conecta jovens talentos com seus ídolos e impulsiona o surfe brasileiro rumo ao futuro. Confira os campeões de mais um Rip Curl GromSearch, edição 2025.

Rip Curl GromSearch 2025

Patrocínio: Rip Curl e Prefeitura de Garopaba

Apoio: Pro-Ilha, Fu-Wax, Guara Army Hawaii, Essential Praia do Rosa Pousada, Guna Made, MB, Travel S/A e Atletis.

Realização: Swell Eventos

Supervisão Técnica: Fecasurf e ASG (Associação de Surf de Garopaba)

Resultado

Sub-16 Masculino

1º- ARTHUR VILLAR

2º- Pablo Gabriel

3º- Levi da Silva

Sub-14 Masculino

1º-ARTHUR VILLAR

2º- Vini Palma

3º- Phellipe da Silva

Sub-12 Masculino

1º- GUILHERME GOULART

2º- Henrique Surfboy

3º- Matheus Jones

Sub-16 Feminino

1ª- CAROL BASTIDES

2ª- Manoela Medeiros

3ª- Júlia Stefani

Sub-14 Feminino

1ª- LULU VIVAN

2ª- Ana Clara Aguiar

3ª- Paula Stefani

Sub-12 Feminino

1ª- MARIA CLARA CHUQUER

2ª- Maria Carolina Braga

3ª- Hanna Prado

- MAIOR NOTA- ONDA T4 - 1° DIA

MASCULINO: ARTHUR VILLAR - 9.0 pontos

FEMININO: CAROL BASTIDES - 9.0 pontos

- MAIOR NOTA - ONDA THE BEAST - 2°DIA

MASCULINO: ARTHUR VILLAR - 10 pontos

FEMININO: NALU DEMSKI - 9.35 pontos