Expectativa em Alta: Ídolo local e líderes do ranking projetam grande semana do CBSurf Taça Brasil 10.000 em Itacaré
Yagê Araújo retorna às competições em casa, enquanto Julia Nicanor e Marcos Corrêa querem repetir o protagonismo da primeira etapa agora no Itacaré Surf Festival.
12/Jun/2025 - Assessoria de Imprensa CBSurf - Itacaré - Bahia - BrasilItacaré, BA – 11 de junho de 2025 – A contagem regressiva para a segunda etapa da CBSurf Taça Brasil 10.000 segue aquecendo o surfe nacional. Depois de uma estreia emocionante na Praia da Taíba (CE), agora é a vez da Praia da Tiririca, em Itacaré (BA), receber os melhores surfistas do país entre os dias 16 e 22 de junho.
O Itacaré Surf Festival promete repetir o alto nível técnico e a emoção da abertura do circuito, agora com um ingrediente especial: a energia única de uma cidade que respira surfe e carrega muita vontade de receber uma importante etapa da CBSurf.
O circuito CBSurf Taça Brasil 10.000 é apresentado pela Mormaii, marca que se destaca como uma grande parceira da Confederação. O Itacaré Surf Festival conta com os patrocínios Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Prefeitura de Itacaré e Grupo Aguilar Lima para realizar um grande evento.
Yagê Araújo treinando para o Itacaré Surf Festival. Foto: Fabriciano Junior.
YAGÊ ARAÚJO: ÍDOLO LOCAL COM SEDE DE RESULTADO EM CASA
Atleta da elite do Dream Tour e nascido em Itacaré, Yagê Araújo (BA) é o grande nome da cidade no circuito brasileiro. O surfista voltou às competições nesta temporada após se recuperar de uma lesão no joelho e conquistou um marcante segundo lugar na abertura do Dream Tour, em Porto de Galinhas (PE).
Agora, compete em casa com uma motivação especial:
“Itacaré é uma cidade que respira 100% surf desde que eu nasci. Já tivemos WQS, Brasileiro Profissional, até etapa do WCT feminino. É um cenário perfeito. E depois de anos sem campeonato aqui, receber essa etapa do Taça Brasil é muito importante. A cidade inteira só fala nisso.”
A expectativa da comunidade local está nas alturas, e Yagê é o reflexo disso. Ele destaca a estrutura da Praia da Tiririca como um diferencial:
“A praia é linda, as ondas são boas, a vibe é única. Tudo é perto — pousada, restaurante, o centro da cidade. É muito fácil pra quem compete e pra quem acompanha. Dá pra curtir o campeonato dentro e fora d’água.”
Sobre sua preparação, ele afirma:
“Tô muito mais confiante agora. Tô me recuperando de uma lesão no joelho e fiz final em Porto mesmo sentindo dor. Depois disso, parei, voltei à fisioterapia e essa semana agora retomei os treinos. Ainda não tô 100%, mas tô bem mais positivo, com menos dor e muito motivado. Competir aqui é especial.”
Julia Nicanor vibrou muito na conquista da primeira etapa. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.
JULIA NICANOR E MARCOS CORRÊA CHEGAM COMO LÍDERES E FAVORITOS
Companheiros de treino e grandes amigos fora do mar, Julia Nicanor (SP) e Marcos Corrêa (SP) foram os grandes campeões da etapa de estreia do circuito, na Taíba, em São Gonçalo do Amarante, Ceará, e chegam a Itacaré como líderes do ranking da CBSurf Taça Brasil 2025.
Julia, que voltou ao topo após dois anos sem títulos profissionais, fala sobre seu momento:
“Tenho me preparado da mesma forma que me fez campeã da primeira. Muito foco na parte física e mental. Estou conectada com minhas pranchas e feliz por voltar a competir em Itacaré, onde já venci antes. A expectativa é alta!”
O surf técnico do Marcos Corrêa o levou à vitória na Taíba. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.
Marcos, que também encerrou um jejum de finais, mantém o mesmo espírito positivo:
“Minha mentalidade é treinar com alegria e ousadia. Vencer na Taíba foi um gás enorme. Fazia anos que eu não vencia em uma final, e logo na primeira etapa me consagrei campeão. Isso me dá ainda mais vontade de continuar dando meu melhor.”
Ele acrescenta:
“Itacaré é uma vila irada, com muita vibe boa. Já participei de campeonatos aqui e tenho ótimas lembranças. O nível da Taça Brasil está altíssimo — é praticamente o mesmo do Dream Tour. Então, essa etapa é essencial pra quem quer subir de nível e fazer um dinheiro importante também.”
Os companheiros de treino Marcos Correa e Julia Nicanor juntos no pódio da primeira etapa. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.
COMO ESTÁ O RANKING APÓS A PRIMEIRA ETAPA
Após a primeira etapa da CBSurf Taça Brasil 10.000, apresentado por Mormaii, realizada em fevereiro na Praia da Taíba (CE), os rankings masculino e feminino estão assim:
Masculino - Top 8
Marcos Corrêa (SP)
Adauto Sena (RN)
Michel Roque (CE)
Douglas Silva (PE)
Gabriel Andre (SP)
Alex Ribeiro (SP)
Luan Carvalho (SP)
Kaua Hanson (PB)
Feminino - Top 8
Julia Nicanor (SP)
Laiz Costa (RJ)
Analu Silva (PB)
Ariane Gomes (CE)
Larissa Dos Santos (CE)
Juliana Meneguel (SP)
Vitoria Carneiro (CE)
Anaelya De Lima (CE)
TRANSMISSÃO E APOIO
A etapa será transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY e no site oficial da CBSurf, com cobertura também pelas redes sociais oficiais da Confederação (@cbsurfoficial).
Itacaré Surf Festival
Data: de 16 a 22 de junho de 2025
Local: Praia da Tiririca, Itacaré (BA)
Premiação: R$ 250 mil, distribuído entre as duas categorias
Pontuação: 10.000 pontos para o campeão
Apresentação: Mormaii
Patrocínio: Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Prefeitura de Itacaré e Grupo Aguilar Lima
Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) em parceria com a Federação Baiana de Surf (FBSurf).
Apoio: FuWax, Surfland Brasil, Monster Energy, Governo do Estado da Bahia, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE), Conect Telecom, Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré (SPHA), Conselho Municipal de Turismo de Itacaré (COMTUR), Câmara Municipal de Itacaré, ERTour e Associação de Surf de Itacaré.