Tendências inovadoras no âmbito do patrocínio esportivo
O esporte é sem dúvida uma forma divertida de unirmos pessoas e culturas em volta de um denominador comum.
05/Dez/2021 -No entanto, o esporte não vive apenas dos fãs, mas sim de patrocínios, o que faz com que os diversos mercados do esporte (futebol, Fórmula 1, beisebol, etc.) funcionem cada vez melhor.
Nos últimos anos têm surgido várias tendências inovadoras de patrocínios esportivos que são diferentes do que se fazia antes. Essas tendências fazem com que o esporte, seja ele qual for, seja mais conhecido e tenha mais engajamento de fãs, ao mesmo tempo que geram também mais receitas para o esporte patrocinado.
Quais são as tendências que têm dominado os últimos anos em termos de inovação e diversão? Conheça aqui algumas delas:
Patrocínios a jogadores ou atletas
Existem algumas formas de usar a tecnologia para apoiar atletas de várias modalidades. Ainda esse ano um patrocínio inédito ajudou o surfista brasileiro Sunny Pires a competir através de donativos recebidos em criptomoedas. Ao usarem moedas digitais como Ethereum e USDC, ele conseguiu com apenas 19 anos reafirmar seu sonho e participar em provas que foram apoiadas por uma comunidade Web3, se tornando um surfista especial ao mesmo tempo que fazia história no Brasil.
Patrocínios baseados em criptomoedas
As criptomoedas também são muito usadas em patrocínios de vários esportes. O exemplo maior é sem dúvida quando um site de criptomoedas patrocinou a Fórmula 1, mostrando suas marcas nessa competição e criando NFTs exclusivos para amantes de F1. Com essa combinação e parceria entre várias empresas, a criptomoeda passou a ser mais conhecida por entre os amantes de F1, e calcular btc a dólar ficou mais fácil, e entender a conversão de bitcoins para outras moedas também se tornou mais simples.
É importante salientar que essa foi uma parceria de sucesso e única no mundo até então.
Realidade aumentada e experiências imersivas
Se você não sabe o que é a realidade aumentada, pense no jogo Pokémon Go que era bem popular há alguns anos. O jogo permitia ver pokémons direto em sua casa ou na rua, graças à tecnologia de realidade aumentada.
Situações similares acontecem também em alguns esportes, onde é possível ver conteúdo exclusivo em certos locais, podendo por isso ser um benefício para o esporte e para os aplicativos envolvidos.
Patrocínios com sustentabilidade
Algumas marcas estão vinculando seu patrocínio a iniciativas de sustentabilidade, como apoiar eventos esportivos neutros em carbono ou equipes que utilizam práticas ecologicamente corretas. A preocupação com o meio ambiente é um tema constante em várias áreas do esporte, principalmente naquele esporte que tem eventos ao vivo e onde existem algumas ligações com pessoas que pretendem melhorar o clima do nosso planeta.
É também importante que novos edifícios para o esporte, como estádios de futebol, tenham uma sustentabilidade moderna, e idealmente sejam neutros em carbono, e alguns apoios locais ou nacionais podem também ser usados para ajudar nessa tarefa de melhorar o nosso planeta ao mesmo tempo que o esporte se torna cada vez mais diversificado nas várias modalidades existentes.