WSL Layback Pro Prainha: Cauã Costa pronto para defender o título
Atual campeão mostra-se confiante para defesa do título
07/Jul/2025 - Gerson Filho - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - BrasilA paradisíaca Prainha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, será mais uma vez o centro das atenções do surfe sul-americano com a realização do WSL Layback Pro Prainha Rio 2025, agora com status QS 4000.
A etapa, sétima do Qualifying Series da WSL na América do Sul 2025, oferecerá 4.000 pontos no ranking regional, ampliando as chances de classificação dos surfistas para o Challenger Series 2026 - circuito de acesso à elite mundial.
O evento atrai grandes nomes do surfe, entre eles atual campeão da etapa, Cauã Costa, cearense radicado no Rio de Janeiro, que conquistou a vitória em 2024 e agora se prepara para defender o título com ainda mais motivação.
“Estou muito confiante e focado pra essa etapa. Algumas das minhas cartas já foram apresentadas nas últimas duas edições e pretendo mostrar muito mais!”, dispara Cauã, visivelmente animado com o novo desafio em casa.
A etapa representa não apenas uma oportunidade de somar pontos importantes no ranking, mas também de se reconectar com um dos picos mais simbólicos da cidade. E Cauã sabe muito bem como se sentir à vontade ali. Sobre seu pico preferido na Prainha, diz ele:
“Difícil, gosto de todas as ondas na Prainha. Esquerda ou direita, eu gosto muito. A onda da Prainha não tem igual aqui no Rio.”
Com as previsões apontando boas condições para a semana do evento, o campeão não esconde o otimismo:
“Pela previsão, parece que vai rolar altas ondas. A Prainha não decepciona nunca!”
Sobre a pressão de defender a vitória do ano anterior, Cauã é direto:
“Pretendo deixar mais uma em casa.
Além das baterias, o Layback Pro Prainha Rio 2025 chega com uma programação recheada de ações para todas as idades.
Em um cenário de preservação e conexão com a natureza, o público poderá participar de aulas gratuitas de yoga no parque, workshops de jiu-jitsu, mini ramp de skate com aulas para iniciantes e feira de produtos de empreendedores locais.
Por se tratar de uma área de proteção ambiental e detentora da certificação internacional Bandeira Azul, o estacionamento da Prainha ficará fechado durante os cinco dias de evento. Para garantir o acesso do público, vans gratuitas sairão da Praia da Macumba (Hostel Longboard Paradise) até o local da competição.
PREMIAÇÃO - A premiação total será de US$ 60 mil dólares, igualmente dividida entre as categorias masculina e feminina. Os campeões de cada categoria receberão US$ 8 mil.
Desde 2021, a Layback vem investindo em todos os níveis do surfe nacional, promovendo etapas do Qualifying Series em diferentes regiões do país. Além de apoiar atletas profissionais, a marca valoriza o surfe de base e atua fortemente na cena cultural e esportiva, sendo também reconhecida como a maior incentivadora de pistas de skate no Brasil.
Galeria de campeões do LayBack Pro
2024 no Rio de Janeiro: Cauã Costa (BRA) e Arena Rodriguez (PER)
2024 em Florianópolis: Lucas Silveira (BRA) e Tainá Hinckel (BRA)
2023 no Rio de Janeiro: Cauã Costa (BRA) e Laura Raupp (BRA)
2023 em Florianópolis: Luan Wood (BRA) e Silvana Lima (BRA)
2022 no Rio de Janeiro: João Chianca (BRA) e Summer Macedo (BRA)
2022 em Florianópolis: Michael Rodrigues (BRA) e Daniella Rosas (PER)
2021 em Florianópolis: Eduardo Motta (BRA) e Laura Raupp (BRA)
O QS 4000 da Prainha reforça o compromisso da Layback com o desenvolvimento do surfe brasileiro, consolidando o evento como uma das principais paradas do circuito sul-americano da WSL.
O campeão e a campeã deste ano levarão 4.000 pontos no ranking regional, além de prêmios em dinheiro, visibilidade e a chance de avançar rumo ao CT.
A programação inclui ainda um robusto núcleo de ações de educação ambiental, valorizando a biodiversidade da região e promovendo o contato direto com a natureza. Entre as atividades estão:
Trilha PNM Prainha – caminhada guiada que promove a sensibilização ambiental por meio da vivência em ecossistemas naturais e da valorização da biodiversidade local;
Arte-Educação – oficinas artísticas em contato com a natureza, estimulando criatividade, percepção sensível e pertencimento ao ecossistema local;
Limpeza de Praia e Costão Rochoso – ação prática voltada à conservação de ecossistemas costeiros, estimulando a reflexão sobre descarte de resíduos e consumo consciente;
Tendas de Educação Ambiental – visitas guiadas a estandes de parceiros, promovendo uma educação sensível e integradora entre cultura, arte e natureza;
Apresentação da Coruja Suindara – atividade educativa sobre essa ave de rapina noturna, destacando seu papel ecológico, importância cultural e necessidade de conservação.
Patrocínio: Corona e Dare.
Hotel oficial: Ribalta.
O evento é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal do Brasil.
Suporte local Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha (ASAP) e Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ).
Parceiro de mídia: Waves.com.br.
Transmissão ao vivo: A Firma, a partir do site WorldSurfLeague.com.
Realização: Agência Esporte Arte, Chaya.
Apoios: Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ease Labs, Evoke, Fu-Wax, Havenga, Oakberry, Mamba Water e Redley.
SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação.